sexta-feira, 17 de julho de 2020

Recomendação de vídeo sobre macroeconomia

Olá! Tudo bem?

Sei que muitos investidores não gostam de Fernando Ulrich por acreditar que é uma espécie do mensageiro do Apocalipse.

Mas como sempre gosto de ressaltar, investimento não é religião e nem clube de futebol. Você deve tratar o mercado, suas teses e tudo que o circunda, com isenção, sem paixões, pois quanto menor a emoção envolvida no ato de julgamento, mais límpidas serão suas conclusões, já que isentas de qualquer tipo de viés.

Por mais que você seja um investidor muito otimista, devo acreditar que você  vê, com preocupação, esta massiva impressão de dinheiro no mundo, conjugada pelo descolamento operado entre a economia real e os resultados rececentes das bolsas de valores ao redor do mundo.

Por mais que saibamos que o mercado precifica a expectativa daquilo que está por vir, não há como negar que o momento pelo qual estamos passando pode ser qualificado como, no mínimo, "estranho".

Assim sendo, faço a recomendação do seguinte vídeo. Apesar de ser relativamente longo, dá para ouvir na velocidade 2x, sem prejuízo de compreensão. Pelo menos, para mim, obtive alguns insights que confirmam ideias já consolidadas em minha mente e outros que me alertaram para novas questões.



Até mais!

7 comentários:

  1. Temos que sempre tentar evitar o viés da confirmação, isto é, se vc é otimista e acha que o futuro vai ser bom e tudo e tal, o certo é ver conteúdo que desmentem vc, que vai contra as suas ideias e não aqueles que colaboram. No meu caso eu sou meio neutro e gosto de ver os dois lados, o Ulrich é um dos que eu acompanho pra ver o lado negativo rsrs

    Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Escola para Investidores, concordo completamente com seu argumento.

      Se nós, como investidores, nos expomos apenas a conteúdo que, de alguma forma, confirme a estratégia que estamos aplicando, fechamos os olhos não só para outras possibilidades como para eventuais riscos envolvidos. E isso pode trazer enormes prejuízos.

      É mais do que provado que você pode ganhar dinheiro no mercado acionário, no LONGO PRAZO, por mais de uma maneira: apenas acumulando ativos, fazendo "swing trade", alguns pouquíssimos no "day trade", etc. Não existe um padrão único a ser seguido.

      Daí, a meu ver, compete a nós termos a visão mais aberta possível para poder enxergar o mercado da maneira mais isenta possível.

      Sucesso!

      Abraço.

      Excluir
  2. Sensacional suas dicas do YouTube! Um parecido com Ulrich é o Portal do Conhecimento. Gosto um tanto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Cinthia! Tudo bem? Obrigado pela visita.

      Vi o seu comentário no último podcast do SRIF365 no YouTube.

      Favor enviar e-mail para menteinvestidoragyn@gmail.com Gostaria de fazer um convite.

      No aguardo.

      Obrigado.

      Excluir
    2. Já encaminhei, grata pelo contato!

      Excluir
  3. Fala Mente! Esse post vai de encontro com que penso, estou muito travado e ansioso com o que vou fazer, fiz até um post no meu blog sobre. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paul, tudo bem?

      Como você, também estou pessimista. Sinceramente, não vejo razão alguma para os mercados estarem subindo se ainda vivemos um clima de absoluta incerteza.

      Por mais que tenham feito o anúncio das vacinas que, em tese, são eficazes, não temos 100% disso. Será que realmente serão? Abarcarão todas as cepas do vírus? Terão efeito sobre pessoas que tiveram o vírus por mais de uma vez?

      Não bastasse isso, o clima belicoso instalado hoje no mundo (Guerra Fria 2.0) também me preocupa.

      Por mais que nós tenhamos planos de longo prazo, estas incertezas acabam nos deixando pra baixo e, em alguns momentos, acabam fazendo com que nos perguntemos se realmente será possível chegar à meta definida.

      Mais isso não pode servir de desculpa para desistir de tudo e passar a gastar tudo que tem, pois não se sabe se haverá o dia de amanhã. O investidor se tornaria muito frágil agindo desta forma.

      Sucesso!

      Abraço.

      Excluir

Deixe seu comentário. Mensagens desrespeitosas serão sumariamente excluídas. Críticas construtivas e sugestões são muito bem-vindas.