Olá! Tudo bem?
Se é sua primeira vez aqui, conheça um pouco de minha história aqui, aqui e aqui. Recomendo, fortemente, que leia também todos os posts deste espaço para sentir como sou, como penso, pois você pode se identificar com o Mente Investidora. Ler apenas um post pode te induzir a ter uma interpretação errônea de quem eu sou e como busco a independência financeira. Fica a dica.
Se é sua primeira vez aqui, conheça um pouco de minha história aqui, aqui e aqui. Recomendo, fortemente, que leia também todos os posts deste espaço para sentir como sou, como penso, pois você pode se identificar com o Mente Investidora. Ler apenas um post pode te induzir a ter uma interpretação errônea de quem eu sou e como busco a independência financeira. Fica a dica.
Se você não quer ou não pode ler os posts deste espaço (está em ambiente público ou dirigindo, por exemplo) ou possui deficiência visual, use o plugin Audima que se encontra no topo do título de cada postagem para ouvir seu conteúdo (basta clicar no botão play). É gratuito. Funciona como uma espécie de podcast.
Antes de tudo, friso que não sou analista de investimentos e que não faço recomendações (nunca venderei nada este blog, pois não é meu intuito ganhar dinheiro com isso, mas apenas ajudar aqueles que estão vivendo na Matrix, imersos no fenômeno da "corrida dos ratos" - veja mais aqui - a abrirem os olhos).
Para você entender minha evolução na jornada em busca de independência financeira e o racional utilizado, o fechamento dos meses antecedentes encontram-se na coluna FIRE IN THE HOLE deste blog. Se você é iniciante, sugiro nunca ver o fechamento de um único mês, mas a sequência deles para compreender qual é a estratégia adotada a fim de você não correr o risco de chegar a falsas conclusões.
Segunda observação. Apesar deste evento não esperado, o aporte do mês foi relevante com o recebimento da primeira parcela do 13º salário. O montante foi utilizado para comprar Tesouro Direto IPCA+ 2035 sem juros semestrais e Tesouro Direto IPCA+ 2045, na proporção 50%/50%. Tal movimento se deu para compensar a futura e possível alocação dos R$ 120.000,00 em renda variável no exterior, de forma a garantir uma proporção de 60/40 ou 50/50 entre renda fixa e renda varíavel na minha carteira previdenciária. A escolha pelo IPCA+ 2035 se deu com o intuito de formar caixa para uso em viagens, já que acredito que em 2035, meus animais já não estarão vivos, o que nos deixará mais livres para fazer viagens, especialmente para o exterior. A escolha pelo IPCA+ 2045 é porque se não houver nova Reforma da Previdência, devo me aposentar em 2042. Se o Tesouro Nacional liberar o IPCA+ 2040, passarei a fazer a divisão dos aportes entre estas três opções disponíveis. Descarto, no momento, os IPCA+ com juros semestrais a fim de postergar o pagamento de IR e pelo fato de não precisar de complementação de renda neste momento de minha vida. As taxas do IPCA+ estão caindo paulatinamente. Talvez, no próximo mês, segure o valor do aporte no Nubank para voltar a aplicar no Tesouro Direto quando as taxas voltarem a subir.
Quarta observação. Fiz compra de poucas ações de Engie e Itausa no mês (não tanto pelo Banco Itaú mas pela perspectiva de crescimento da XP que, dentro em breve, deverá virar banco para competir com Inter, Nubank e congêneres). Não irei exercer direito de subscrição de FII (BCFF11).
Quinta observação. Este mês de janeiro foi o pior desde o início da jornada FIRE, iniciada em janeiro/202, no que atine à rentabilidade, até porque a maior parte da carteira estava vinculada a fundos imobiliários que sofreram forte correção. O movimento abrangeu todos os FIIs (não alcançou as ações), mesmo aqueles multi-multi-multi e high grade. Uma ótima amostra de como nós não podemos nos basear em rentabilidade passada para fazer previsões. Não é porque FII é vinculado a imóvel que sua cotação não pode variar. O mesmo deverá acontecer se a tributação dos dividendos sair.
Oitava observação. Me inscrevi no ranking da Blogsfera (link aqui), a fim de manter minha disciplina e foco para alcançar o objetivo traçado. Acredito que poderá servir como um combustível para perservar, tendo em vista que tenho 22 anos de caminhada, se não houver outra reforma da Previdência, o que não é pouco.
Continuaremos nosso bate-papo no próximo post.
Se o conteúdo do site lhe agrada, não deixe se se inscrever como seguidor para receber aviso a respeito de novas postagens.
Olá, MI
ResponderExcluirA queda nos FIIs fez com que as pessoas lembrem que FII é RV e não RF. Só temos certeza que bull e bear market virão. Assim, não podemos deixar de poupar e investir ao longo do tempo.
Bons investimentos.
Mais importante que rentabilidade, é a tríade juros compostos + aportes + tempo.
ExcluirSucesso!
Abraço.
Enfim você postou MI, esteve sumido...
ResponderExcluirConsegui me segurar e não comprar FII's até agora e tenho caixa pra aportar. Ao mesmo tempo gosto mais de ações.
Bora trabalhar muito esse ano!
Olá, Engenheiro! Tudo bem?
ExcluirConforme expliquei no último post, suspendi aportes na renda variável.
Sucesso!
Abraço.
Relax man, emergências acontecem, e se você socorreu algum familiar em um momento dificil é porque você gosta, não iria fazer a toa ! fazer o bem sempre é bom..
ResponderExcluirOlá! Tudo bem? Acabou que não precisou fazer o empréstimo. No fim das contas, o patamar patrimonial manteve-se imaculado. A saga continua!
ExcluirObrigado.
Abraço.
Gostei da estrutura dos seus posts!!! Vou passar o final de semana lendo seus posts!
ResponderExcluirSeja bem-vindo, Jornada do Poupador!
ResponderExcluirCríticas e sugestões serão bem recebidas.
Boa leitura! Espero poder ajudar.
Sucesso!
Abraço.