Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

domingo, 6 de outubro de 2019

Preocupe-se com o aporte e não com o patrimônio já amealhado

Ser FIRE é uma missão de vida. Não é para qualquer um, dado que são necessários alguns requisitos para sê-lo. Vou elencar abaixo as principais, a meu ver.


PACIÊNCIA. Se não me falhe a memória, foi Warren Buffett (conheça mais aqui) que disse que o mercado financeiro é coisa para os pacientes. Não é de se entranhar, já que sua empresa, a Berkshire Hathaway possui, nada mais, nada menos, que bilhões de dólares em caixa (veja aqui). Um indivíduo mais incauto iria chamá-lo de "burro", pois se o dinheiro está parado, não está rentabilizando. 

Podemos dizer, tranquilamente, que Buffett é um dos mais investidores de todos os tempos e muito de seu sucesso deu-se por causa dos ensinamentos de Benjamin Graham (conheça mais aqui). Todavia, quem leu alguma de suas obras sabe que, nos dias de hoje, é muito difícil, para não dizer impossível, comprar barganhas na bolsa de valores. Boa parte da riqueza do Oráculo de Omaha é fruto de seu instinto (obtido com muitas horas de estudo e não de achismos, diga-se de passagem) de descobrir ótimas oportunidades de ganho que a maioria não via. Hoje em dia, especialmente para aqueles que advogam a Teoria do Mercado Eficiente (conheça mais aqui), o próprio mercado, formado por toda a massa de investidores institucionais e pessoas físicas, que tem acesso a notícias de forma que não era possível na época do auge da carreira de Buffett, precifica, da melhor maneira possível, os ativos em negociação. Buffett mudou, em termos, sua maneira de agir depois de se associar a Charlie Munger (conheça mais aqui).

Particularmente, não concordo com este pensamento em sua integralidade, pois se o mercado fosse 100% eficiente, todas as crises pelas quais o mercado acionário atravessou desde o seu surgimento, não poderiam ter existido. Este é um dos motivos para defender a reserva de oportunidade que tratarei em outro post. Caso você discorde, estou aberto ao diálogo na seção de comentários.

Pode ter certeza que Buffett tem uma razão muito forte para ter tanto dinheiro em conta. Ele deve ter visto indícios de que uma grande correção do mercado acionário estatudinense não deve demorar (crises são cíclicas - veja mais aqui) e espera aumentar o patrimônio de sua empresa de forma expressiva, comprando participações relevantes em ótimos negócios a preços consideravelmente menores que os praticados hoje.

Reconheço que existe um estudo que mostra que, a longo prazo, aquele investidor que ficou 100% do tempo no mercado, enfrentando todos os períodos de bear e bull market, rentabilizou mais do que aquele que só entrou nos pontos de baixa do mercado, tentando fazer market timing (veja aqui). Como já asseverei em mais de uma oportunidade neste blog, eu ajo de uma forma e cada um tem que criar o seu plano e segui-lo. Acredito que um investidor perspicaz sempre terá uma reserva de oportunidade pois ela é muito útil para exercer direitos de subscrição em cotas de FIIs, caso seja vantajoso, além de aproveitar momentos de forte correção do mercado. Isso para mim é ser anti-frágil. É o jogo do ganha-ganha. Você está no mercado, mas, ao mesmo tempo, tem reserva de oportunidade. Você ganha de qualquer maneira. Se você perder dinheiro com uma estratégia, a outra possivelmente irá compensar, mesmo que parcialmente, minorando o dano causado à totalidade dos ativos de sua carteira previdenciária. 

Hoje, prefiro ter uma boa quantia em renda fixa para esperar uma queda maior na cotação das ações de forma que possa comprar bons ativos a preços bem menores. Na minha visão, não há maneira mais fácil de aumentar a rentabilidade de sua carteira de ações adotando esta estratégia, desde que não saia comprando qualquer coisa (o estudo dos ativos é imprescindível). Alguns podem dizer que estou deixando de ganhar com dinheiro parado na renda fixa, mas ouso discordar por alguns motivos: perder dinheiro, não estou, pois, grosso modo, a rentabilidade da renda fixa empata com a inflação (não vou entrar aqui na discussão se o IPCA reflete, de maneira real, a inflação das ruas); por causa do balanceamento de minha carteira, posso me dar o luxo de deixar esta quantia "parada" como reserva de oportunidade; como meu horizonte de aportes é de 23 anos, este montante "parado" pouco significará no volume total quando chegar o momento do livramento financeiro, em virtude da ação dos juros compostos no longo prazo, sendo que há uma possibilidade real de aumento exponencial no volume do patrimônio após adquirir bons ativos depois de uma grande correção. Mesmo que venha outra grande correção no futuro (lembre-se que os movimentos econômicos de retração e de expansão são cíclicos), o que pode afetar a cotação de seus ativos, você já terá aproveitado um momento de "feirão de ativos" e já terá formado outra reserva de oportunidade para voltar a reduzir o preço médio dos ativos de sua carteira.

Outro ponto que merece destaque é que você, na qualidade de investidor, não deve ficar impaciente porque vê as carteiras previdenciárias de outras pessoas desenvolverem-se em uma maior velocidade que a sua. Cada um tem seu estilo de vida, seu volume de gastos mensais, além de capacidade de aportes. É comum ver gente se desiludindo porque fica se comparando com Youtubers que conseguem fazer aportes em milhares ou milhão de reais. Se você tiver esta conduta, jamais avançará e, pior, poderá te levar à ruína, pois poderá ficar sujeito a "dicas quentes" ou a expor-se a riscos desnecessários, botando tudo a perder.

Por natureza, sou uma pessoa impaciente (engarrafamento, por exemplo, me deixa possesso), mas com relação a este aspecto de minha jornada em me tornar FIRE, admito que sou mais controlado, até porque já tenho 42 anos e com tantos erros no passado, não posso me dar ao luxo de errar novamente e adiar novamente o plano de atingir minha liberdade financeira. É possível que a idade combinada com a vivência tenham me trazido esta paciência na formação da carteira previdenciária. Talvez, se fosse mais jovem, teria outro mindset. Não estou dizendo com isso que o jovem não pode arriscar mais, até deve, de acordo com o seu perfil de risco, pois terá mais tempo de recuperar eventuais prejuízos sofridos durante a sua jornada de independência financeira. 

FOCO. Para qualquer coisa que você queira fazer em vida, é preciso ter foco a fim de alcançar o resultado almejado. Se sua mente está dispersa, poderá não atingir, ou alcançar, parcialmente, a meta pretendida. E neste aspecto, falando especificamente de criação de patrimônio para independência financeira, adoto a estratégia de não ter apenas objetivos de cunho financeiro, mas também, metas de outras naturezas. 

Em outras palavras, além de eu esperar alcançar uma determinada meta de patrimônio total ao fim de 2019, tenho outras mais longínquas que não estão vinculadas com dinheiro em si. Aqui, entram os sonhos. Sonhar não faz mal, desde que tenha algum grau de possibilidade de atingimento. Um de meus sonhos é viver no exterior, não ter que trabalhar mais e curtir a vida em um lugar seguro e agradável, sendo que a menor de minhas preocupações será a parte financeira. Quero fazer um passeio, quero comprar uma coisa. Vou lá, faço! Vou lá, compro. Simples, assim! 

Daí, é importante durante a caminhada, realizar alguns sonhos intermediários, caso sinta necessidade. Neste caso, você verá, em alguma medida, o retorno do esforço realizado, o que te incentivará a continuar na jornada, pois sabe que quando alcançar a linha de chegada, a recompensa será muito maior.

O FIRE não fica acumulando patrimônio ad perpetum. Quando chegar o momento do livramento, ele começará a gozar a vida de maneira mais despreocupada, pois sabe que todo o trabalho que teve no passado rendeu os frutos financeiros que esperava. Em outro post, explicarei o que é TSR (mecanismo que garante que não faltará dinheiro ao FIRE após o início de sua aposentadoria).

DISCIPLINA. A vida é feita de obstáculos. Imprevistos sempre acontecem e isso pode afetar sua capacidade de aportar. Não se zangue porque não conseguiu aportar no final do mês por um motivo extraordinário. Esqueça, acontece com todos, inclusive com aquele influenciador digital do ramo financeiro que está sendo aparecendo durante os vídeos que você vê no Youtube. Não deixe que este acontecimento afete sua disciplina de continuar aportando, pois, basicamente, é a conjugação dos aportes com a ação dos juros compostos que fará o seu patrimônio crescer.

Quanto a incrementar o nível de aportes, não tem muito segredo: reduza suas despesas e/ou aumente suas receitas. Já fez as contas de quanto custa: cigarro, bebida em demasia, saídas frequentes para lazer, comprar coisas que não lhe tragam algum tipo de valor, assinatura de tv a cabo se você não para em casa ou só assiste tv aberta, pedir tudo pelo delivery? Não é questão de ser mesquinho. Você precisa analisar o seu estilo de vida e seu orçamento diuturnamente para tentar encontrar algum ponto de fuga de dinheiro que não lhe traz nenhum tipo de benefício. 

Alguns podem dizer que a melhor maneira de aumentar os aportes é empreendendo. Eu o fiz e não tive uma boa experiência. Como é um tema que demanda mais aprofundamento, deixarei a explicação para outro post.


Adoto a conduta de focar mais nos aportes do que no montante total do patrimônio. Não vou dizer a você que não abro o site da corretora para ver como está a rentabilidade dos ativos, mas o faço mais para saber que está tudo bem (receio de atividade hacker e de golpes) do que para saber se fiquei R$ 5,00 mais rico de um dia para ou outro. Isso não é saudável, de maneira alguma.

A indagação que sempre procuro responder todo mês é: Quanto vou aportar? O volume do colchão financeiro já existente é pura consequência. Reconheço que por ser funcionário público, a constância e previsibilidade dos vencimentos facilitam muito na tarefa de fazer os aportes, mas isso não é desculpa para aquele que não é funcionário do governo dizer que é impossível se tornar FIRE trabalhando com uma CTPS.

Ademais, assumo uma postura pessimista quanto à expectativa de rentabilidade da carteira. Por mais que os ventos estejam favoráveis no campo econômico, procuro trabalhar com uma previsão de taxa de rentabilidade menor como mecanismo de defesa psicológica. 

Penso da seguinte maneira. Se você colocar o sarrafo lá em cima em matéria de rentabilidade dos ativos e o resultado for decepcionante, a pessoa que não tem uma fortaleza mental mais sólida, poderá se sentir enfraquecido ou até entrar em um estado depressivo, podendo cometer outros erros ainda mais gravosos ao seu patrimônio. Ao passo que aquele que já trabalha com uma perspectiva de ganho menor, não ficará negativamente surpreso caso a rentabilidade venha mais baixa, sendo que se vier mais alta, será agraciado com uma bem-vinda surpresa, o que fará bem para o seu emocional.

No meu caso, acredito que a criação e manutenção deste deste blog com um cunho mais confidencial, intimista, mesmo, poderá me ajudar a sentir-me menos solitário. É plenamente compreensível o isolamento de um FIRE por questões de segurança e/ou pelo fato de ser taxado de mesquinho e avarento pois muitos não tem conhecimento sobre este modo de vida.


LEVEZA. Foco e disciplina nunca foram problemas para mim, já que fui criado por pais rigorosos e disciplinadores. E, hoje, agradeço pelos ensinamentos. Sinceramente, me preocupo bastante com o futuro da humanidade, pois é impressionante como existem hoje crianças e adolescentes que não aceitam um NÃO. Que tipo de adulto podemos esperar?

A leveza, com certeza, é o ponto que mais preciso trabalhar. Como sou muito caseiro e de quase nenhum amigo mais próximo, acabo dedicando uma parte considerável de meu tempo em leitura e estudo com o fito de atingir a liberdade financeira. Por conseguinte, você deixa coisas de lado que vem cobrar o seu preço. E o que cobra o preço mais alto? SAÚDE. 

Comecei a refletir comigo mesmo que estava focando muito no futuro, deixando o presente de lado, o que afetou minha saúde. Daí, pelo fato de meu corpo ter dado sinais, voltei a nadar (no mínimo, 3 vezes, por semana, 1 hora, cada dia). Do que adianta ser milionário aos 65 anos de idade (quando poderei me aposentar do serviço público), se não consigo subir um lance de escadas? Por favor, não subestime esta seara de sua vida para não amargar profundos arrependimentos daqui há alguns anos.

Além disso, é fundamental ter uma mente sã (tal assunto será tratado com mais afinco em outro post). Como sou caseiro, música e filmes são meu maior passatempo. Se não tem um hobbie, procure um. Faça algo que lhe proporcione prazer. Fazer algo contra sua vontade mostrará ser improdutivo.

Continuamos nosso bate-papo no próximo post.

Se o conteúdo do site lhe agrada, inscreva-se na área de seguidores à direita para receber aviso a respeito de novas postagens.

Até lá!

14 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigado pelo feedback. Adicionei o seu blog na minha lista de blogs a serem seguidos. Caso queira, inscreva-se para receber notificações de novos posts. Abraço!

      Excluir
    2. Olá, Ficando Rico! Tudo bem? Se quiser continuar a acompanhar o conteúdo do blog, o novo endereço é www.menteinvestidora.org ok? Abraço.

      Excluir
  2. Grande Mente, excelente blog e obrigado por nos colocar no seu blogroll, vou adicionar você ao nosso e fique a vontade para linkar tudo que quiser do nosso. Abcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AA40, você é o responsável por isso. A minha decisão veio da leitura de seu blog. Obrigado. Grande abraço!

      Excluir
    2. Vou colocar aqui os seus links sobre TSR em post futuro pois são bastante elucidativos.

      Excluir
  3. Olá, MI.

    Parabéns pela postagem e pelo blog.
    Aportes a gente tem controle e rentabilidade não, pois há variações. Eu também foco nos aportes.

    Abraços!
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo apoio, Cowboy Investidor. Estou seguindo o seu blog. Na luta pela independência financeira. Para obter avisos de novas postagens, cadastre-se como seguidor, caso queira. Abraço.

      Excluir
  4. Excelente blog e conteúdo, seguindo para acompanhar!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo apoio, Semeador Financeiro. Estou seguindo o seu blog. Na luta pela independência financeira. Abraço.

      Excluir
  5. Ótimo Texto! Realmente, PRINCIPALMENTE para quem investe em ações/FII's, o bom é aumentar o NÚMERO DE COTAS, os dividendos serão consequências.

    E dividendos são pagos por número de cotas/pedaços da empresa, e não por patrimônio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jovem Aportador, tudo bem?

      Como o SRIF365, o meu foco está na geração de renda passiva e não no volume total do patrimônio.

      Sucesso!

      Abraço.

      Excluir
  6. Olá Mente Investidora, excelente o seu blog! Compartilho em grande parte da sua visão de FIRE e todos esses requisitos que você listou.

    Fiquei curioso em relação à sua expectativa de rentabilidade da carteira no seu planejamento. Quanto você estima em % ao ano acima da inflação?
    Nos meus planejamentos de longo prazo, coloco em 4% aa. Acredito ser bem conservador, mas acho melhor deixar assim para não criar expectativas.

    Grande abraço. Estarei acompanhando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Herbert, muito bom tê-lo aqui! Seja bem-vindo!

      Obrigado pelo elogio. Estou começando com este blog e ajustes serão necessários. Qualquer sugestão será levada em consideração.

      Como você, a expectativa de retorno é de 4%. Prefiro ser pessimista e ter uma boa surpresa lá na frente do que ter uma decepção. Já tratei este mindset em outro post meu.

      Mas também não fico tão preso a estes 4%, pois o que vale mais para mim, é a renda passiva gerada e não tanto o volume do patrimônio final, lembrando que, em tese, a vida de quem busca independência financeira, via FIRE, no Brasil, será cada vez mais difícil por causa da menor rentabilidade dos ativos disponíveis no mercado. Daí, para compensar, o foco deve ser no aporte.

      Sucesso!

      Abraço.

      Excluir

Deixe seu comentário. Mensagens desrespeitosas serão sumariamente excluídas. Críticas construtivas e sugestões são muito bem-vindas.