terça-feira, 8 de outubro de 2019

As primeiras dicas de filme

A primeira dica de filme é sobre um tema bastante recorrente: a vingança.

Como estou na faixa de 45 anos de idade, não vou tratar de películas mais modernas, pois é altamente provável que a audiência do canal já tenha visto. Daí, focarei em filmes mais antigos que muitos sequer ouviram falar.


Para quem gosta de ficção científica, recomendo Jornada nas Estrelas: A Ira de Khan que é reputado por boa parte da crítica especializada e pelos trekkers (fãs do seriado) como o melhor filme da série no cinema.

Além da presença do elenco da série clássica de tv, temos Ricardo Montalbán (aquele mesmo da série de tv "Ilha da Fantasia" que passava durante os finais de tarde na TV Globo na década de 80) que personifica o vilão da história, Khan. Sua história foi contada em um dos episódios da série de tv, o que serviu de argumento para o filme no cinema.

Como a obra foi lançada em 1982, não espere efeitos especiais repletos de CGI. O  grande mérito da película é mostrar o embate entre Khan e Capitão Kirk, trazendo algumas reviravoltas bem interessantes, sem contar batalhas entre espaçonaves eletrizantes.

Os efeitos sonoros contribuem, sobremaneira, para manter o suspense e a tensão só cresce até chegar à parte final do embate com um bônus de uma cena que entrou para a história da série (não vou fazer spoiler).

A segunda recomendação é um de meus filmes prediletos e que retrata a vingança como nenhum outro, em minha opinião. É um western (faroeste), dirigido pelo italiano Sergio Leone que ficou famoso pelos western spaghetti, sendo que a trilha sonora ficou sob responsabilidade do também italiano Ennio Morricone que já recebeu inúmeras indicações pela Academia.

Aqui, aproveito para realçar que muitos tem preconceito com relação a faroestes, mas peço para dar uma chance para esta película. A história é simples, mas a criação, em todos os aspectos, é tão detalhada que faz você criar um vínculo com os personagens.

Basicamente, temos o embate entre Charles Bronson e Peter Fonda (seu único papel de vilão durante a prolífica carreira). Como coadjuvantes, Claudia Cardinale e Jason Robards. 

O filme é longo. Não é para qualquer um. Talvez por isso, quando de seu lançamento, teve uma recepção bastante fria por parte dos críticos e do público. 

Mas a conjugação da história/cinematografia/trilha sonora é única. Com o passar dos anos, tanto crítica quanto público passaram a olhar a obra com outros olhos e muitos a consideram, hoje em dia, como o melhor western de todos os tempos.

O embate final é antológico. Leone conseguiu manter o clímax por nada mais, nada menos que 7 minutos. Isto mesmo, 7 minutos, o que é absolutamente surreal para os padrões de hoje, ainda mais comparando com filmes de super-heróis que são tão acelerados.

O nome do filme é Era uma vez no Oeste (Once Upon a Time in the West).

Se gostou da postagem, comente na área de comentários.

Continuamos nosso bate-papo no próximo post.

Se o conteúdo do site lhe agrada, inscreva-se como seguidor para receber aviso a respeito de novas postagens.

Até mais!

7 comentários:

  1. Puxa, sou um trekker nato. Fã de TOS, TNG, VOY e ENT além dos 13 filmes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E olhá só o que está por vir
      https://youtu.be/FySrgrKJguE

      Excluir
    2. Acabei me esquecendo de colocar no post, mas o sonho de Tarantino é fazer um filme sobre Jornada nas Estrelas. Ele é um fão declaração da série. Só falta mais um filme para ele fazer para encerrar a carreira e li uma entrevista em que ele diz que gostaria de refilmar A Ira de Khan.

      Excluir
  2. Excelentes dicas de filme!
    Recomendo também um outro filme de Sergio Leone: "Três homens em conflito". O final tambem é um climax antologico, alem da trilha sonora de Ênio Morricone, que se tornou um dos maiores classicos do "western spaghetti".

    L. B. Meyer


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônimo! "Era uma vez no Oeste" e "Três homens em conflito" são reputados como as melhores películas do mestre Leone. Particularmente, acho o primeiro superior, pois acho mais poético. Aquelas longas cenas mostrando o deserto só com a trilha sonoro de Morricone são únicas. O segundo é mais visceral. Abraço.

      Excluir
  3. Estou vendo o blog pela primeira vez. Muito bacana. Gostei da variedade dos posts.

    Sobre filmes, vou ver estes relacionados. Adoro filmes "clássicos".

    Com certeza terei filme pra assistr no fim de semana. Obrigado pelas dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Papa Fox Investidor, bem-vindo e obrigado pela presença. Por acaso, você é ligado ao meio aeronáutico por causa do "papa fox"? Se gostar do conteúdo, inscreva-se para receber avisos sobre novas postagens. Abraço!

      Excluir

Deixe seu comentário. Mensagens desrespeitosas serão sumariamente excluídas. Críticas construtivas e sugestões são muito bem-vindas.