19 de maio de 1941. Gotenhafen, Polônia.
Ondas se formam nas águas gélidas do Atlântico.
As três hélices triplas são acionadas para impulsionar 50.300 toneladas. 251 metros de comprimento, tripulação formada por 2.200 homens. São 8 canhões de 380 mm, 12 canhões de 150 mm, 16 baterias antiaéreas 105 mm, 16 baterias antiaéreas de 37 mm e 12 baterias antiaéreas de 20 mm.
O mundo, até então, não tinha visto nada como aquilo.
Seu nome: Bismarck.
Seu objetivo: destruir a marinha mais forte da época, a inglesa, além de cortar todas as linhas de suprimento que ligavam os EUA e os países aliados no continente europeu.
Bum!!! Bum!!!
Um forte estrondo é ouvido pelos tripulantes. Momentos depois, o comandante da embarcação, Ernst Lindemann, acompanhado de Günther Lütjens, o mais respeitado almirante da Kriegsmarine germânica de todos os tempos, são informados que a embarcação perdeu o leme em virtude de danos sofridos pelos torpedos disparados pelo HMS Dorsetshire da Marinha Britânica.
Daí em diante, nada mais poderia ser feito. O prejuízo na condução da nave era tão grave que fez com que Bismarck passasse a navegar em círculos, tornando-se uma presa fácil para seus caçadores.
27 de maio de 1941. 10 horas e 35 minutos. O maior orgulho da marinha de Hitler começa a desaparecer nas profundezas do Atlântico Norte.
Dos 2.200 homens a bordo, apenas 114 sobreviveram.
A história do couraçado durou apenas 8 dias. Era sua primeira missão.
O que isso tem a ver com diversificação de investimentos? Pode parecer que nada, mas, tudo.
No mundo dos investimentos, estamos vivendo uma espécie de guerra. Faraós fazem promessas de ganhos rápidos e extraordinários. Tentações da vida humana bombardeiam você diariamente para tirar o seu foco da jornada FIRE. Conhecidos e parentes dizem que você está deixando de vivar o presente na esperança de ter um futuro que pode nunca chegar. Crises nos mercados financeiros são cíclicas. Queda na taxa de juros diminui a rentabilidade na renda fixa, forçando o investidor a se arriscar mais na renda variável.
Se você não vai para a guerra com o arsenal mais diversificado possível, você tende a não resistir, especialmente nos momentos de pânico do mercado, circuit break, etc. No caso do Bismarck, Hitler confiou muito em apenas uma embarcação e subestimou a força do trabalho em equipe de seus adversários que estavam em maior número e com mais variantes de armamentos (porta-aviões, por exemplo).
Fazendo a comparação, o investidor deve ter exposição ao maior número de ativos possíveis (em outras moedas, inclusive, já que historicamente, a moeda brasileira não tem um bom retrospecto), de forma a reduzir, ao máximo, a correlação de dependência entre os mesmos. Em outras palavras, criar uma estratégia de forma que você sempre ganhará alguma coisa independentemente do fato da balança do mercado tender para uma direção ou para a diametralmente oposta. O famoso jogo do ganha-ganha.
Não estou falando com isso que você nunca terá perdas (crises sistêmicas acontecem e afetam tudo, agindo como um verdadeiro tsunami) e nem que você tem que sair comprando tudo que lhe é ofertado. O estudo SEMPRE é imprescindível. Penso que quanto menor a participação de um determinado ativo em sua carteira previdenciária, melhor será para a saúde dela e para o seu emocional, já que uma coisa é perder tudo em um ativo que representava 20% de seu patrimônio total e outra coisa totalmente diferente é se aquele ativo correspondia a apenas 2% do montante global.
Alguns dizem que você estaria diluindo em excesso a sua exposição, o que não traria vantagens financeiras para você. Eu, particularmente, não penso assim, especialmente para quem tem um horizonte muito longo de aportes e que tem responsabilidade com seu patrimônio já amealhado. Pode até ser que você não vá ter um ganho na rentabilidade, mas para um FIRE, o aspecto psicológico é primordial. Lembre-se da máxima: antes de querer ganhar, não perca. Assim sendo, prefiro ter um pouco de muitas coisas do que muito de poucas coisas.
Recomendo, fortemente, a leitura dos livros de Peter Lynch, especialmente o "Jeito Peter Lynch de investir". O renomado investidor não tinha formação acadêmica na área financeira. Seu fundo chegou a ter participações em mais de 700 ativos distintos espalhados por todo o globo, de forma a minorar o risco da carteira. Outra lição bastante útil que podemos tirar da leitura de suas obras é: procure conhecer o negócio em que pretende investir, colocando-se na posição de consumidor para poder chegar à conclusão mais acertada. Visite suas lojas, compre os produtos, pergunte para seus clientes sobre o nível de satisfação, visite sites de reclamações de consumidores. Pode ser o melhor indicativo para saber se há futuro para aquele ativo.
Você não quer ser como um dos 2.086 tripulantes do Bismarck que pereceram, não é mesmo?
Você não quer ser como um dos 2.086 tripulantes do Bismarck que pereceram, não é mesmo?
Se você quiser conhecer mais sobre a história do Couraçado Bismarck, veja abaixo dois documentários e a gravação de um trecho da batalha em vídeo original.
Continuamos nosso bate-papo no próximo post.
Se o conteúdo do site lhe agrada, inscreva-se como seguidor para receber aviso a respeito de novas postagens.
Até mais!
Muito legal como escreve, puxando trechos da história e aplicando ao nosso mundo dos investimentos. Realmente espetacular. Vou compartilhar no Reddit agora mesmo e peço ajuda se quiser compartilhar por lá coisas do pessoal da comunidade. Se não conseguir peça acesso ao SrIF365 que é o dono do reddit FIRE Brasil.
ResponderExcluirhttps://www.reddit.com/r/FIRE_BRASIL/
Abcs
Já faço parte do REDDIT FIRE Brasil. A cada novo post aqui, vou replicar lá. Obrigado pela dica.
ExcluirOlá, AA40! Obrigado pelo comentário. Como sou apaixonado por História, filmes, e música, tento aliar, de alguma forma, estes temas com a ideologia FIRE, pois acredito que pode tornar a leitura mais fácil e instigante para a audiência. Grade abraço.
ResponderExcluirParabéns pelo post, sou fã de história e acho que episódios históricos são um excelente norteador para vários assuntos da vida.
ResponderExcluirObrigado pelo comentário, Sr. Jovem! Cadastre-se como seguidor, caso queira, para receber alertas acerca de novos posts.
Excluir"Quem não conhece a história, está fadado a repeti-la."
ExcluirSe fosse para escolher um ÚNICO pedaço deste maravilhoso texto, seria "Antes de querer ganhar, não perca."
ResponderExcluirÉ a sabedoria de Warren Buffet na prática.